Tania Miranda

A vida é como um rio que corre para o oceano

Textos

1211 - O Dragão do Mar
A muito tempo nas águas da Guanabara

O dragão do mar reapareceu

Na figura de um bravo feiticeiro

A quem a história não esqueceu

Conhecido como o Navegante Negro

Tinha a dignidade de um Mestre Sala

E ao acenar pelo mar, na alegria das regatas

Foi saudado no porto pelas mocinhas francesas

Jovens polacas e por batalhões de mulatas

(João Bosco e Aldir Blanc)



Bom dia... continuando nossa série sobre nossos super heróis negros e sua contribuição relevante para nossa história, hoje falaremos um pouco sobre uma personagem que viveu... e lutou... pela abolição da escravidão no Ceará.

Importante dizer que o primeiro Estado Brasileiro a abolir a escravidão foi o Ceará, onde o Movimento Abolicionista era muito forte.

Devemos salientar que o Movimento Abolicionista Cearense era formado principalmente pela elite econômica e intelectual do Estado. Mas não apenas por ela.

Entre os vários personagens que lutaram ombro a ombro pelo direito inalienável da liberdade, havia um homem simples, filho da terra...Francisco José do Nascimento, ou simplesmente  Chico da Matilde.

Chefe dos jangadeiros, ele e seus colegas se engajaram à luta pela abolição em janeiro de 1881 e simplesmente recusavam-se a transportar para os navios negreiros os escravos que seriam vendidos em outras províncias.

Claro que essa ação só era possível porque eles tinham o apoio de parte importante da elite política e da Policia. Ou seja, o Estado realmente estava engajado na luta pela extinção da escravidão.

Chico da Matilde tornou-se uma figura tão importante nessa luta que foi levado para a Corte com sua jangada onde desfilou pelas ruas, recebeu homenagens da multidão e ganhou o nome com o qual passou para a história...o Dragão do Mar, ou o Almirante Negro.

Sim, aquele homem pardo, humilde, tornou-se um ícone na luta pela abolição. É um exemplo para todos nós, mostrando que, quando há um motivo justo, não devemos e nem podemos abandonar a batalha.

Pois foram homens... e mulheres... como o Chico da Matilde que possibilitaram as vitórias que nosso povo sofrido conquistou, depois de muita luta e perseverança...
Tania Miranda
Enviado por Tania Miranda em 12/11/2023
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras