Tania Miranda

A vida é como um rio que corre para o oceano

Textos

0811 - Maria Felipa
Hoje vamos falar de mais um Super Herói Negro de nossa história. Uma Super Heroína, na verdade. Uma mulher que lutou bravamente pela independência da Bahia, contra as forças portuguesas. Bem, se você não é do nordeste, nem é aficionado por história, talvez não saiba que a Bahia travou várias batalhas contra Portugal, na tentativa de tornar-se independente... claro que não lograram êxito nessa empreitada, assim como a maioria dos estados brasileiros. Ah, sim... não existia uma identidade nacional, que agregasse todo o povo de nosso solo...

Bem, mas o assunto em pauta é a nossa heroína... uma das muitas mulheres valentes que deu sua cara a tapa por suas convicções...estamos falando de Maria Felipa de Oliveira, da qual nada sabemos de sua origem... somente de suas lutas.

Quando eu disse que nada sabemos da sua origem, quis dizer que não se tem referencias sobre sua vida antes de jogar-se às lutas que enfrentou. Tudo o que se sabe sobre sua origem é que nasceu e cresceu na ilha de Itaparica, província da Bahia... fora isso, mais nada.

Ela fazia parte de um grupo de 40 mulheres, nas guerras da independência travadas na Bahia contra o Exército Português. Na verdade, fazia mais que parte... era a líder do grupo.

Maria é descrita como alta e corpulenta, usava saia rodada, chinelas e turbante... usava sua vestimenta  para esconder armas... principalmente facas.

Eram conhecidas como "vedetas"... eram pescadoras, acostumadas a conduzir seus barcos pelos rios.

Entre os vários feitos do grupo, destruiram a Canhoeira Dez de Fevereiro em 1º de outubro de 1922 e a Barca Constituição em 12 de outubro de 1822, nas praias de Manguinhos e dos Conventos. Essa ação impediu que a região do Recôncavo fosse tomada pelo general Pedro Labatut...

Os confrontos pela independência na Bahia cessaram em junho de 1923... após essa data, nada mais se sabe sobre Maria Felipa.

Podemos dizer, em sentido figurado que, terminada sua missão, Maria recolheu-se no retiro dos heróis... que bom se isso realmente existisse, não é mesmo? Bem, devemos nossa independência a pessoas como Maria Felipa... que sempre lutou em prol de seu povo, nos ensinando que a vida só vale a pena quando lutamos por nossos ideais...
Tania Miranda
Enviado por Tania Miranda em 12/11/2023
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras